Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Pulga

Pulga


A DOENÇA TIFO NO ANO 1300
 
 Chegando pela Península Itálica, em 1348, essa doença afligiu tanto o corpo, quanto o imaginário de populações inteiras que sentiam a mudança dos tempos por meio de uma manifestação física.
 
Assim como a Aids, a peste negra foi considerada por muitos um castigo divino contra os hábitos pecaminosos da sociedade.
 
O contato humano com a doença desenvolve-se principalmente pela mordida de pulgas ou pela transmissão aérea.
 
SOBRE A TRANSMISSÃO DE DOENÇA POR PULGAS
 
Em sua variação bubônica, a bactéria cai na corrente sangüínea, ataca o sistema linfático provocando a morte de diversas células, e cria dolorosos inchaços entre as axilas e a virilha.
 
Com o passar do tempo, esses inchaços, conhecidos como bubões, se espalham por todo corpo.
 
CUIDADO COM O SISTEMA CIRCULATÓRIO
 
 Quando ataca o sistema circulatório, o infectado tem uma expectativa de vida de aproximadamente uma semana.
 
Além de atacar o sistema linfático, essa doença também pode atingir o homem pelas vias aéreas atacando diretamente o sistema respiratório.
 
Essa segunda versão da doença, conhecida como peste pneumônica, tem um efeito ainda mais devastador e encurta a vida do doente em um ou dois dias.
 
OUTROS CASOS DE DOENÇAS POR PULGA
 
 Em outros casos, a peste negra também pode atingir o sistema sangüíneo.
 
Desprovida de todo esse conhecimento científico sobre a doença, a Europa medieval explicava e tratava da doença de formas diversas.
 
Desconhecendo as origens biológicas da doença, muitos culpavam os grupos sociais marginalizados da Baixa Idade Média por terem trazido a doença à Europa.
 
Alguns registros da época acusavam os judeus, os leprosos e os estrangeiros de terem disseminado os horrores causados pela peste negra.
 
A IMIGRAÇÃO INFECTADA PELA PULGA
 
 No entanto, as condições de vida e higiene nos ambientes urbanos do século XIV são apontadas como as principais propulsoras da epidemia.
 
Na época, as cidades medievais agrupavam desordenadamente uma grande quantidade de pessoas.
 
O lixo e o esgoto corriam a céu aberto, atraindo insetos e roedores portadores da peste.
 
OS HÁBITOS NA HIGIENE PESSOAL
 
 Os hábitos de higiene pessoal ofereciam grande risco, pois os banhos não faziam parte da rotina das pessoas.
 
Além disso, os aglomerados urbanos contribuíram enormemente para a rápida proliferação da peste.
 
Ao chegar a uma cidade, a doença se instalava durante um período entre quatro e cinco meses.
 
Depois de diversas vidas serem tiradas pela doença, esses centros urbanos ficavam abandonados.
 
A EPIDEMIA CAUSADA PELA PULGA
 
 Os que sobreviviam à doença tinham que, posteriormente, enfrentar a falta de alimentos e a crise sócio-econômica instalada no local.
 
Por isso, muitas cidades tentavam se precaver da epidemia criando locais de quarentena para os infectados, impedindo a chegada de transeuntes (pessoas que andam sem destino) e dificultando o acesso aos perímetros urbanos.
 
Sem muitas opções de tratamento, os doentes se apegavam às orações e rituais que os salvassem da peste negra.
 
Estudiosos calculam que cerca de um terço de toda população européia teria sucumbido ao terror da peste.
 
Outra doença relacionada às pulgas e que muito aterrorizou a história humana, principalmente na segunda guerra mundial, foi o tifo.
 
DOENÇA MISTERIOSA QUE ATINGIU ATENAS
 
 Atingia particularmente os exércitos em campanha e as populações prisionais. Alguns historiadores acreditam que foi o Tifo.
 
A doença misteriosa que atingiu Atenas no século de Péricles (430 a.C), um evento associado ao declínio dessa grande cidade-estado.
 
Uma das epidemias mais importantes foi aquela que atingiu Napoleão Bonaparte e a sua Grande Armée na sua campanha de invasão da Rússia, em 1812.
 
TROPAS REDUZIDAS PELA TIFO
 
 Durante a retirada das suas tropas após a destruição de Moscou pelos russos, as tropas de Napoleão foram reduzidas de 600.000 a 40.000 mais devido ao Tifo e ao frio que às tropas inimigas.
 
As medidas higiênicas militares, hoje parte importante da disciplina de todos os exércitos, foram introduzidas pelos franceses em reação à mortalidade pelo Tifo.
 
A obrigatoriedade de raspar a barba e cortar o cabelo rente foi uma medida inicialmente usada nos soldados e visava erradicar as pulgas transportadoras da infecção.
 
Antes de se descobrir que a higiene e a limpeza das roupas reduziam as mortes por tifo, a higiene não era grande preocupação para os oficiais.
 
Devido a estas medidas, durante a primeira guerra mundial na frente ocidental quase não houve mortes por Tifo, enquanto na frente oriental.
 
Após a quebra de autoridade que se seguiu à Revolução de Outubro na Rússia Czarista, três milhões de pessoas morreram da doença.

Doenças Causadas pelas Pulgas
 
Podem causar doenças atuando como parasitas, transmissores (vetores) ou como hospedeiros intermediários. Observação: hospedeiro intermediário ocorre normalmente em doenças parasitárias, em que o parasita necessita passar por dois hospedeiros, um definitivo (onde ocorre a fase sexuada do ciclo evolutivo) e um intermediário (onde ocorre a fase assexuada do ciclo evolutivo).
 
Pulgas atuando como parasitas
 
Causam espoliação sanguínea, por alimentarem-se do sangue do hospedeiro que, no caso, pode ser o homem. Existem várias espécies que continuam a exercer a hematofagia mesmo após repletas. Animais de pequeno porte ou crianças podem desenvolver anemia, no caso de parasitismo intenso.
 
Provocam irritação da pele devido à picada, podendo causar alergias e irritação da pele com prurido (coceira). Podem causar lesões na pele nos locais da picada, com possível veiculação de doenças oportunistas: tétano, gangrenas gasosas e micoses. Essas doenças serão melhores explicadas à diante.
 
Pulgas atuando como transmissores ou vetores
 
Transmitem para o homem riquetsioses (infestações responsáveis pelo tifo murino) e doenças bacterianas, como peste bubônica, tularemia e salmoneloses.
 
Pulgas atuando como hospedeiros intermediários

Atuam nos ciclos evolutivos de protozoários, cestódeos e nematódeos, sendo que desses, o que pode desenvolver doenças no homem é o cestódeo Hymenolepis nana, que causa a himenolepíase, doença que provoca alterações intestinais.

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.