Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Barbeiro

Barbeiro


ONDE VIVE O BARBEIRO?
 
Mais de 95% dos casos registrados de doença de chagas no Brasil de 2002 a 2012 foram registrados no Amapá e no Pará, especialmente por causa da cultura do açaí. No entanto, o contágio direto através da picada do barbeiro é raríssimo hoje no nosso país, tendo sido apontado como erradicado no Brasil pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006.

No entanto, em 2006, 25 pessoas foram contagiadas com a doença de chagas na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. As perícias apontaram que na verdade, a contração se deu pela má higienização do moedor de um caldo de cana, que triturou as fezes de um barbeiro infectado pelo causador da doença de chagas, o Trypanosoma cruzi.

Regiões florestais e predominantemente agrárias têm maior foco de proliferação de barbeiros e, por isso, é na região norte em que encontramos a maior população das espécies do inseto que transmite e vetoriza a doença de chagas.

PICADAS DO BARBEIRO

O principal sintoma da picada de barbeiro é uma leve coceira. Graças a um analgésico contido na "saliva" do insetinho, quando a picada atinge a pele humana, não existe dor, apenas uma pequena vermelhidão na região da picada. É bastante comum confundir a picada de barbeira com a do pernilongo normal, tendo em vista que os sintomas dessa picada são parecidos. Geralmente, as picadas são no rosto.

Os primeiros sintomas da Doença de Chagas são: febre, mal estar, inchaço de apenas um olho e o aumento do tamanho do fígado e do baço. Em qualquer sintoma desse tipo, um médico deverá ser consultado, haja vista que esta doença é grave e deve ser tratada com afinco, pois pode levar a sérias complicações e inclusive à morte.

A leitura do artigo quais são os sintomas da doença de chagas é importante para aqueles que desejam saber se estão infectados pelo perigoso mal de chagas.

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.