Barbeiro
ONDE VIVE O BARBEIRO?
Mais de 95% dos casos registrados de doença de chagas no Brasil de 2002 a 2012 foram registrados no Amapá e no Pará, especialmente por causa da cultura do açaí. No entanto, o contágio direto através da picada do barbeiro é raríssimo hoje no nosso país, tendo sido apontado como erradicado no Brasil pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006.
No entanto, em 2006, 25 pessoas foram contagiadas com a doença de chagas na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. As perícias apontaram que na verdade, a contração se deu pela má higienização do moedor de um caldo de cana, que triturou as fezes de um barbeiro infectado pelo causador da doença de chagas, o Trypanosoma cruzi.
Regiões florestais e predominantemente agrárias têm maior foco de proliferação de barbeiros e, por isso, é na região norte em que encontramos a maior população das espécies do inseto que transmite e vetoriza a doença de chagas.
PICADAS DO BARBEIRO
O principal sintoma da picada de barbeiro é uma leve coceira. Graças a um analgésico contido na "saliva" do insetinho, quando a picada atinge a pele humana, não existe dor, apenas uma pequena vermelhidão na região da picada. É bastante comum confundir a picada de barbeira com a do pernilongo normal, tendo em vista que os sintomas dessa picada são parecidos. Geralmente, as picadas são no rosto.
Os primeiros sintomas da Doença de Chagas são: febre, mal estar, inchaço de apenas um olho e o aumento do tamanho do fígado e do baço. Em qualquer sintoma desse tipo, um médico deverá ser consultado, haja vista que esta doença é grave e deve ser tratada com afinco, pois pode levar a sérias complicações e inclusive à morte.
A leitura do artigo quais são os sintomas da doença de chagas é importante para aqueles que desejam saber se estão infectados pelo perigoso mal de chagas.