Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Vacina contra o Zika deve chegar em três anos ao Brasil

Vacina contra o Zika deve chegar em três anos ao Brasil

02/08/2017

Evoluímos na pesquisa científica e no combate à mortalidade gerada pelas grandes epidemias, mas a estrutura urbana continua precária.
Esse é o diagnóstico do médico e diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infeccionas de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, Luiz José de Souza.
A boa notícia é que, segundo ele, a vacina contra o Zika vírus chegará ao País em dois ou três anos. Professor de clínica médica na Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes
e autor do livro “Dengue Zika e Chikungunya – Diagnóstico, Tratamento e Prevenção”, ele acredita que o sorotipo três da dengue deve voltar a atingir o Rio de Janeiro e que o vírus que transmite a Chikungunya,
doença aguda que causa dores severas nas articulações, deve continuar a circular pelo País. “Ainda sofremos com a falta de planejamento urbano, deficiência da rede de saneamento básico e o pior é que agora temos a presença dos três vírus simultaneamente pelo País.” 
A seguir, a íntegra da entrevista.


ISTOÉ – O Brasil já enfrentou epidemias de dengue, Zika vírus e Chikungunya. Qual a grande lição que esses surtos deixaram ao País?
-Luiz José de Souza – Enfrentar essas epidemias mostrou que lidar com o vírus é muito complexo. Temos que valorizar e entender as arboviroses. Em Minas Gerais, por exemplo, houve uma demora da vigilância para combater a febre amarela. O aspecto mais importante é a prevenção. O País tem que valorizar o trabalho de conscientização porque temos uma infraestrutura muito precária.
O Programa de Aceleração ao Crescimento não evoluiu. Existe até hoje um crescimento desordenado da população periférica ao mesmo tempo em que o sistema de saneamento é deficiente. Contudo, a área educacional é nosso principal atraso. A saúde depende de tudo isso. Como não há estrutura, ocorrem essas tragédias. Apesar disso, o País enfrentou os surtos com muita eficiência.
Fizemos diagnósticos precoces do Zika vírus. Mas, a doença não acabou, pode retornar. O grande problema é conviver simultaneamente com dengue, Zika e Chikungunya.

Há o risco de alguma dessas epidemias voltarem a existir em algum Estado brasileiro?
-A Chikungunya vai aparecer. É uma doença grave que atinge as articulações e de certa forma mutila a população. Ela provoca um alto índice de mortalidade em pacientes com doenças crônicas e cardíacas. A dengue, por sua vez, também é grave e os quatro sorotipos já estão circulando no Brasil. O que se espera para agora é o sorotipo três, que depende basicamente da chuva e do calor.
A dengue ressurge após um longo período de tempo. Esse sorotipo apareceu no Rio de Janeiro entre os anos de 2002 e 2007. As crianças que nasceram depois disso e os jovens estão todos vulneráveis. É provável que ocorra uma grande epidemia no Rio. O Zika também deve continuar em menores proporções do que as notificadas anteriormente.


Como o senhor avalia a evolução nos tratamentos contra as doenças causadas pelo vírus?
-A vacina da dengue é muito boa, mas ainda não chegou à rede pública, só na rede privada. Mas ainda assim, não é possível combater o mosquito sem uma boa estrutura. A vacina contra o Zika está a caminho, aprendemos muito a lidar com a doença. Apesar das dificuldades, conseguimos crescer cientificamente, a aplicar o protocolo e hoje a mortalidade já é menor do que no início dos surtos.
Conseguimos introduzir o protocolo de tratamento em todos os estados brasileiros. A parte que ainda está atrasada é a política.


E em relação à eficácia da vacina já existente? Para outras epidemias uma solução está a caminho?
-A vacina da dengue é eficaz para pessoas de 9 a 45 anos, sendo que o número maior de pessoas contaminadas pelo vírus é de 20 a 40 anos. A vacina é eficiente para os quatro sorotipos e tem uma eficácia de 80%. Para os sorotipos três e quatro, o índice de proteção é de 70%. Para o sorotipo um, a proteção é de 60% e no caso do sorotipo dois, a proteção é de 50%.
Para quem já teve dengue uma vez, a vacina protege ainda mais. O entrave é que o País não tem condições econômicas para introduzir a vacina na rede pública. Já a vacina contra a febre amarela será aplicada para todas as pessoas que vivem na região sudeste porque o mapa endêmico se ampliou. Não temos vacina para a Chikungunya e contra o Zika vírus, deverá chegar em dois ou três anos.


Muitos estados sofrem com a falta de médicos e profissionais de saúde para auxiliar no tratamento das doenças causadas pelos vírus. Por que essa estrutura e tão precária?
-O País piorou muito em termos de assistência médica em função da crise que estamos vivendo. No Sistema Único de Saúde (SUS), há uma hierarquia importante a ser seguida. A assistência primária, o posto de saúde da periferia da cidade, é deficiente. Os hospitais ambulatoriais fazem parte da atenção secundária e deveria dar apoio à primária para fazer diagnósticos.
Mas se considerarmos todos os estados do País, somente em São Paulo e Curitiba a atenção secundária funciona bem. O custo do sistema de saúde acaba sendo mais alto porque sobrecarrega as emergências. O SUS vive uma crise que joga todos os pacientes para a assistência terciária, que são as emergências. Se as primárias e secundárias não funcionam é impossível fazer diagnóstica e não há resolutividade.


No caso das crianças com microcefalia, por exemplo, a demanda por profissionais de saúde especializados vai aumentar. Como o senhor vislumbra esse futuro próximo?
-Se há dificuldade em prevenir e tratar doenças simples, em doenças mais complexas o cenário é muito pior. O tratamento adequado não está sendo feito.



Além da evolução médica, quais os outros reflexos positivos das epidemias no Brasil?
-A população aprendeu a ter mais consciência, mas ainda não existe um trabalho de prevenção adequado. Não se consegue impedir o nascimento do mosquito porque as condições são muito precárias. Não se entra nas favelas para fazer um trabalho de prevenção. Evoluímos na assistência e na pesquisa, agora o restante depende dos governantes. Com todo o dinheiro retirado das propinas e da corrupção,
teríamos uma assistência de saúde maravilhosa. Usar militares para verificar condições domésticas é válido no momento de emergência, mas o combate ao vetor deve continuar. Isso tem de ser feito para evitar a proliferação do vetor. Com as chuvas e o calor, deverão ocorrer alagamentos e assim o ciclo da proliferação recomeça. Ainda sofremos com a falta de planejamento urbano,
deficiência da rede de saneamento básico e o pior: já temos no país os quatro sorotipos da dengue.


Podemos voltar a viver um cenário ainda preocupante de pessoas infectadas?
-É o momento ideal para se falar em prevenção. Acredito que o sorotipo três será a bola da vez no Rio de Janeiro. E a Chikungunya também deve continuar circulando pelo País. Estamos bem mais preparados, cerca de 80% mais do que antes. Mas para evitar a mortalidade, ainda precisamos de treinamentos, recursos humanos e da presença de estado e municípios nas regiões afetadas pelos surtos.

                                                                                                               Fonte: Istoé

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.