Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Rio lança campanha contra alimentação de pombos

Rio lança campanha contra alimentação de pombos

06/06/2016

Objetivo é impedir que a população das aves continue sem controle na cidade. Animal pode provocar doenças

Rio - Com o objetivo de alertar sobre doenças que a superpopulação de pombos pode transmitir, a Vigilância Sanitária Municipal lança hoje uma polêmica campanha, que orienta moradores a não dar alimentos nem abrigo às aves em ruas e praças públicas. A intenção é evitar aglomerações e, consequentemente, a reprodução da espécie. Intitulada ‘Criptococose: não seja cúmplice’, a campanha alerta sobre os riscos da grande quantidade de pombos pela cidade e dá dicas de como afastá-los.

A criptococose é considerada a mais grave das doenças, pois ataca as vias respiratórias e pode causar inflamação no cérebro, pela inalação da poeira das fezes ressecadas, que são carregadas de fungos prejudiciais à saúde. Como a notificação da enfermidade não é obrigatória, as secretarias de Saúde do município e estado não têm dados sobre números de possíveis infectados. Outras zoonoses transmitidas por pombos são a histoplasmose, clamidiose, salmonelose, dermatites e alergias, todas provocadas pelas fezes.

As queixas de infestação de pombos se intensificaram. Ano passado, por exemplo, a Central 1746, da prefeitura, recebeu 778 pedidos de socorro de moradores por causa de infestações, praticamente o dobro do ano anterior. Este ano, já foram 257 atendimentos.

"A campanha também orienta a não maltratar os animais e dá dicas para afastá-los sem machucá-los, como manter superfícies inclinadas, com graxa, para desestabilizar o pouso e fechar abrigos com tela”, diz nota da Vigilância Sanitária.

A enfermeira Josiane Lins, 38 anos, admite que costuma jogar pão e milho a pombos na Cinelândia. “Fico com pena. Parecem passar fome”, argumenta.

Temendo possível extermínio de pombos, o presidente da ONG Aves & Cia, Paulo Maia, adverte: “Matar e maltratar pombos é crime. A Lei 9.605/98 prevê prisão inafiançável de até cinco anos”.

Na natureza, os pombos se exercitam em busca de alimentos — grãos sortidos e insetos — e têm vida mais saudável. Comendo só milho, o tempo de vida deles é reduzido de até 15 anos para só três. É preciso estar atento à limpeza de aparelhos de ar condicionado, forros, calhas e qualquer outro local que possa reter fezes de pombos. Ninhos e sujeira deixada por pombos nunca devem ser removidos a seco, para evitar a inalação de poeira contaminada. O uso de máscaras e luvas é recomendado.

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.