Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Moscas podem espalhar bactérias resistentes a antibióticos

Moscas podem espalhar bactérias resistentes a antibióticos

28/10/2015

Fonte: Revista Galileu - 2015

Pesquisadores estão se preocupando cada vez mais com a resistência que bactérias criam em relação a antibióticos. Suspeita-se que muitas dessas criaturas resistentes se originem em fazendas, devido a quantidade de antibióticos usados no gado e em granjas.

Mas fica a questão: como que as bactérias 'viajam' das fazendas para as pessoas? Algumas são transportadas através de carne, ovos e leite, assim como através dos funcionários desses locais. Mas um novo estudo sugere um novo mecanismo de transporte: as moscas.

A ideia é a seguinte - uma vaca recebe uma dose de antibióticos e desenvolve uma bactéria resistente a eles em seu organismo. A mesma vaca defeca, uma mosca come as fezes, voa e pousa em comida humana. Enquanto está lá, a mosca regurgita as fezes ou defeca na comida. Pronto, existe bactéria resistente a antibióticos em seu hambúrguer.

Comprovar esse mecanismo é importante já que pode ajudar a impedir a transmissão desses organismos resistentes a antibióticos.

Mas por que ninguém pensou nas moscas antes? Por que só agora foram encontradas evidências dessas bactérias dentro do sistema digestivo de insetos que vivem nas áreas de fazendas. E isso sugere que as moscas podem não ser as únicas culpadas - abelhas, borboletas, mariposas, besouros, entre outros, podem estar na lista de culpados.


AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.