Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Estiagem faz Rio Iguaçu registrar nível mais baixo desde 1931, indica monitoramento

Estiagem faz Rio Iguaçu registrar nível mais baixo desde 1931, indica monitoramento

12/05/2020

A estiagem fez o Rio Iguaçu registrar nesta segunda-feira (11) o nível mais baixo desde 1931, quando o monitoramento foi iniciado, de acordo com a Copel e o Simepar. Em União da Vitória, na região sul do Paraná, o nível está em 1,29 m, sendo que o considerado normal é de 2,7 m.
Conforme o Instituto das Águas do Paraná, o rio é o maior totalmente paranaense. Ele nasce em Curitiba e percorre 1,3 mil km, passando pelos três planaltos.

Essa não é a primeira vez que o Iguaçu sofre com a seca. Em 2006 e 2018, a falta de chuva também prejudicou a vazão e o nível do rio. Especialistas apontam que as duas estiagens não se comparam com a situação atual.

Segundo o Simepar, a seca histórica é resultado da chuva abaixo do esperado nos últimos três meses não só no local da medição, em União da Vitória, mas também na Região Metropolitana de Curitiba, onde fica a nascente.

"A gente tem experimentado uma situação de seca meteorológica que está ocorrendo desde o começo do ano e que agora está se traduzindo cada vez mais em uma seca hidrológica, em vazões baixas e níveis baixos", afirma engenheiro hidrológico do Simepar Arlan Scortegagna.
Em União da Vitória, é possível ir a caminhando onde antes havia correnteza, o que preocupa quem mora próximo ao local. "Já vi essas águas lá em cima na avenida, hoje a gente está aqui embaixo vendo essa tristeza", diz uma moradora, caminhando pelo rio.

Geração de energia
Além da preocupação com o abastecimento de água, outra consequência do baixo nível do rio é para a geração de energia elétrica. Isso porque, o Iguaçu alimenta reservatórios de seis usinas hidrelétricas, entre elas a de Foz do Areia, uma das principais do Sul do país.

O Simepar monitora a situação, as a perspectiva não é animadora. "A gente continua num estado de redução desses níveis, então muito provavelmente esses vão continuar diminuindo e essa seca vai ter um grau de extremidade, digamos assim ainda maior", afirma o engenheiro.

Segundo ele, o prognóstico para maio é de chegada de frentes frias isoladas e que não serão suficientes para recuperar sequer os volumes normais de precipitação esperados para o mês.

Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu estão com a vazão cinco vezes menor do que a normal, de acordo com o monitoramento. Nesta segunda, a vazão era de 301 metros cúbicos de água por segundo.

Isso transforma o cenário que os visitantes estavam acostumados a visitar. O Parque Nacional do Iguaçu está fechado para os turistas desde 18 de março.

Fonte: G1 Paraná

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.