Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Dengue deve fazer mais vítimas durante primavera quente

Dengue deve fazer mais vítimas durante primavera quente

07/09/2015

07/09/2015 23:56:18 Previsão de temperaturas mais altas em setembro eleva risco de maior incidência da doença. Saiba como se prevenir

Rio - Não é só no verão que é preciso se preocupar com a dengue. A possibilidade de temperaturas mais altas que o esperado na primavera que se aproxima pode causar um aumento no número de casos da doença, ainda que sem um alto nível de chuvas. A situação preocupa a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde. O receio envolve também a zika (doença causada pelo mesmo mosquito), e está focada principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Baixada Litorânea.

O Aedes aegypti, transmissor das duas doenças, procura lugares quentes e úmidos para colocar seus ovos. “O ideal é trabalharmos com uma cultura de controle do mosquito”, destaca Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde. A ideia é que a prevenção dure o ano inteiro. Só é necessário, contudo, limpar os possíveis focos de transmissão uma vez por semana, pois o tempo de evolução do ovo ao mosquito dura entre sete e 10 dias. “Nunca é inferior a sete dias. Mesmo que o ovo ecloda, não vai conseguir chegar à forma adulta”.

Ele explica que poucos dias após completar o ciclo de amadurecimento, os mosquitos estão prontos para o acasalamento. Depois disso, as fêmeas passam a procurar sangue (necessário para o desenvolvimento dos ovos) e fazem a desova cerca de três dias depois de ingerir a substância.

Em agosto, a notificação de novos casos de dengue no estado cresceu 87%, em relação ao mesmo período de 2014. O crescimento já era esperado. “Todos os meses vai ter aumento, 2014 foi um ano de poucos casos”, explica Chieppe. O crescimento foi maior em cidades do interior, que chegaram a ter uma epidemia, mas a Secretaria garante que a situação foi controlada.

Caixas d’água devem ser vedadas

Os ovos do Aedes aegypti são depositados, geralmente, na parede dos recipientes, bem próximos à água, mas sem encostar no líquido. Por isso é importante lavar o criadouro, e não só eliminar a água parada.Em lugares secos, o ovo consegue resistir durante cerca de um ano. A eclosão só ocorre, no entanto, depois do contato com a água.

Na hora da limpeza, não é preciso saber reconhecer o ovo do mosquito. A recomendação é eliminar qualquer possível foco. “Qualquer água parada pode servir para proliferação”, reforça Alexandre Chieppe. 
A principal recomendação é descartar recipientes que possam ser jogados fora, como garrafas e pneus. Já para caixas d’água ou outros locais de armazenamento, o ideal é vedá-los completamente. Se houver algum ovo lá dentro, o mosquito não conseguirá sair. E outros insetos não vão conseguir entrar para colocar mais ovos, explica. 
Ralos, calhas, e bandejas de ar-condicionado e de geladeiras são possíveis focos. Na hora do descarte, é preciso jogar a água em lugares secos, como chão cimentando, terra e asfalto, onde as larvas morrem mais rápido. 

Referências:
http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2015-09-07/dengue-deve-fazer-mais-vitimas-durante-primavera-quente.html

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.