Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Calor favorece aparecimento de baratas

Calor favorece aparecimento de baratas

05/11/2019

Elas habitam o planeta há mais de 325 milhões de anos e contam cerca de 4 mil espécies. Em épocas de calor, as baratas - talvez um dos insetos que mais causam repulsa nas pessoas - saem das redes de esgotos e sobem à superfície em busca de comida, água e abrigo. Por isso é sempre bom ficar atento para conservar bem os alimentos.

Quando andam, as baratas deixam rastros de fezes para que possam encontrar o caminho de volta. Além do desconforto e repulsa, elas transmitem diversas doenças, o que torna o controle dessa praga urbana tão essencial.

As doenças mais comuns são a hepatite A, que ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados, e a febre tifoide. Elas também transmitem tuberculose, conjuntivites, infecções urinárias, lepra e pneumonia. As proteínas de sua saliva e dos insetos mortos podem causar alergias e agravar a asma.

De acordo com o biólogo Fernando Bernardini, como esses insetos se alimentam da gordura acumulada nos dutos, que invariavelmente contêm bactérias e patógenos, eles se tornam vetores quando entram nas residências.

"Convivemos com a mesma barata que habita o esgoto e elas sempre vão existir. Com a chegada das chuvas, típicas do verão, elas encontram em nossas casas o refúgio perfeito", explica Bernardini. As baratas não são boas voadoras, mas, com a elevação da temperatura, elas planam com maior facilidade.

Para evitar que as baratas circulem pela casa

O primeiro passo é vedar o acesso, mantendo ralos tampados, além de fechar frestas e buracos. Outra dica é deixar os lixos bem lacrados e manter sempre limpos os quartinhos da bagunça, quintais e qualquer lugar que ofereça abrigo, como caixas de papelão e outros ambientes da casa. Isso se aplica também aos prédios, já que as baratas sobem pela tubulação e paredes.

  Fonte: Revista Encontro

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.