Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Calor expulsa formigas “gigantes” de tocas para praças de Maringá

Calor expulsa formigas “gigantes” de tocas para praças de Maringá

15/10/2019

Da família das saúvas, formigas da espécie tanajura têm se tornado ‘atração’ no final dos dias quentes nas praças públicas de Maringá. Elas saem das tocas ou formigueiros atrás da brisa das árvores, chamando a atenção de moradores mais atentos como o Manoel Soares.

Mas apesar de alguns casos, não existe infestação dessas formigas ‘gigantes’ na cidade Um dos motivos é o controle de pragas urbanas nos espaços públicos. O secretário de Serviços Públicos Vagner de Oliveira reforça que a população não tem com que se preocupar. 

A tanajura é uma formiga alada, do sexo feminino, da família das formigas-cortadeiras. É uma fêmea virgem que após acasalar, funda um novo formigueiro. De acordo com o biólogo Erick Caldas Xavier, na área urbana, o aparecimento delas acontece durante as estações mais quentes. No campo, as saúvas são uma das mais importantes pragas agrícolas. 

Em outras regiões do Brasil, como nos estados de São Paulo e Minas Gerais, as  tanajuras são apreciadas como iguaria. A tradição que vem da cultura dos índios, que se alimentavam dessas formigas. Geralmente, são servidas fritas em bares e restaurantes populares ou até misturadas com farofa. Em Maringá, pelo menos por enquanto, as saúvas são encontradas apenas nas calçadas e praças públicas. 



Fonte: CBN Maringá

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.