Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Alagamentos aumentam chance de transmissão de leptospirose

Alagamentos aumentam chance de transmissão de leptospirose

16/03/2018

Chuvas intensas, como a que causou alagamento em diversos pontos de Curitiba, aumenta o risco de transmissão da doença

Alagamento aumenta chances de transmissão da leptospirose. Foto: Anderson Tozato

Alagamento aumenta chances de transmissão da leptospirose. Foto: Anderson Tozato

A chuva intensa que atingiu Curitiba na tarde desta quarta-feira (14) gerou alagamentos em diferentes pontos da cidade. Na ânsia de sair da rua e chegar logo em casa, as pessoas se esquecem de uma doença importante que pode ser adquirida pelo contato com a água contaminada: leptospirose.

Causada pela bactéria Leptospira presente na urina de diferentes espécies de ratos, a leptospirose gera sequelas importantes, que vão desde uma insuficiência renal a hemorragias pulmonares, gastrintestinais e cerebrais. Em casos mais graves, a letalidade pode chegar a 40%, conforme informações da Fundação Oswaldo Cruz.

Para a prevenção, é essencial evitar o contato com a água ou lama contaminada (ou seja, com as áreas alagadas), pois a bactéria penetra no corpo através da pele, especialmente se a pessoa tiver qualquer ferimento ou arranhão na área, e também se ficar por muito tempo com a pele imersa sob a água.

Como no início os sintomas são bem inespecíficos, como náusea, vômito, diarreia e febre, o diagnóstico pode ser dificultado e facilmente confundido com algum problema gastrintestinal. Fique atento a outros sinais importantes, como dor muscular, especialmente na panturrilha, cefaleia e icterícia, quando a pele e mucosas estão amareladas. No caso de suspeita, procure um médico.

O tratamento da leptospirose visa reduzir os sintomas, e é feito através de remédios orais ou injetáveis, conforme o caso. Se houver a suspeita da doença, o médico pode orientar o uso de uma dose profilática de antibiótico. Embora não seja caro, o medicamento é vendido apenas com receita médica.

Entrei em contato com a água, e agora?

Se você entrou em contato com água possivelmente contaminada, é indicada a profilaxia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fique atento ao período de evolução da doença, que varia de três a 14 dias depois do contato. O tratamento é feito com antibióticos, as penicilinas, durante um período de sete dias.

Fonte: Tribuna Paraná.

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.