Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Identificado Vírus da Raiva em três Morcegos em Curitiba

Identificado Vírus da Raiva em três Morcegos em Curitiba

17/05/2017

  A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que, desde o início do ano, removeu de residências de Curitiba três morcegos contaminados com o vírus da raiva: um no Atuba, um no Alto da Glória e um no Ahú. Todos eram insetívoros (se alimentam de insetos).

A confirmação de um caso de raiva em um morcego, nesta terça-feira (16/5), não representa um aumento do número de casos e está em consonância com a série histórica.

  A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) visitou as casas do entorno do local onde os três morcegos com raiva foram encontrados neste ano e orientou os moradores sobre os cuidados a serem tomados. Estas medidas fazem parte do trabalho de rotina da unidade quando há casos de morcegos contaminados com raiva.  

 O monitoramento da circulação viral é importante para prevenir que animais domésticos, como cão e gato, sejam contaminados. “O monitoramento permite que a UVZ defina estratégias para evitar a transmissão do vírus rábico para cães e gatos e, principalmente, para humanos”, explica o coordenador da unidade, Juliano Ribeiro.

Curitiba não registra casos de raiva em felinos desde 2010; em caninos desde 1981; e em humanos desde 1975. 

 

Vacinação

 A Secretaria Municipal da Saúde tem reforçado o alerta aos veterinários de clínicas em relação à importância da vacinação anual de cães e gatos, para que seja mantido um bloqueio sanitário. A vacinação contra raiva em cães e gatos também pode ser feita de forma gratuita na Unidade de Vigilância de Zoonoses de Curitiba, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

 Para humanos, não há indicação de vacinação prévia, apenas para os profissionais que trabalham na área e com manejo de animais. “Entretanto, caso ocorra agravo por mordedura animal em humanos é recomendado esquema vacinal pós-exposição”, diz Juliano.  

 A secretaria também orienta a população a evitar contato com morcegos, estejam mortos ou vivos. A indicação é isolar o local onde o morcego foi encontrado, evitando contato com animais domésticos e pessoas, ou prender o animal com um balde, caso esteja no chão. Em seguida, recomenda-se registrar a solicitação de remoção pelo telefone 156 e aguardar o contato de um técnico.
  
                                                                                                           Fonte: Bem Paraná (16/05/2017)

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.